quarta-feira, 24 de março de 2010

Comparação de modelos de trabalho.



Hoje gostaria de compartilhar contigo um pouco de minha experiência com negócios, sobre como alcancei visão quanto ao modelo de trabalho que escolhi para mim, e porque o escolhi.
Para que você possa entender o contexto de tudo o que vou te falar daqui a pouco, é importante que você saiba que desde criança meu desejo sempre foi enriquecer muito e tornar-me multimilionária. Sempre pensei "se alguém tem de viver coisas maravilhosas, conhecer lugares paradísiacos e dispor de muito luxo e qualidade de vida, porque não eu? a riqueza está aí, para quem estiver disposto a trabalhar para alcançá-la, e eu estou!!" A verdade é que nunca tive vergonha de ser ambiciosa.

Logo cedo pude notar na prática que para mim (note para mim) o modelo de empregada não serve. É muito bom que hajam empregados, nosso mundo necessita disso, mas eu não sirvo para isso, minha personalidade não suporta este modelo.
Sou uma pessoa muito independente e criativa. E como empregada, experiência que tive por um período de apenas 1 mês, há 6 anos atrás, pois não suportei mais tempo que isso, pude observar que muito raramente a empresa e o empresário suportam a criatividade e a visão do empregado quanto ao negócio, fato que pude observar, também na prática, mais tarde quando me tornei empresária.
Certa vez eu fui até meu patrão para dar-lhe uma dica de como melhorar o sistema de nosso trabalho, diminuindo o tempo de execução e aumentando os lucros, então ele me disse imediatamente "...aqui você não opina, eu sei fazer isso!...". Óbviamente que você poderá pensar "ah, mas ela não teve sorte, existem por aí maravilhosas empresas e empresários" eu concordo com isso, porém pude notar logo cedo, graças a Deus, que definitivamente, eu não estava disposta a perder meu tempo para me submeter a este modelo de trabalho e que o mesmo me daria poucas ou nenhuma ferramenta para enriquecer e alcançar meus objetivos.

Alguns meses depois iniciei um trabalho com o modelo de autônoma, que ao meu ver é um pouco melhor que o modelo de empregada.
Iniciei um processo de produção e vendas de chocolate caseiro. Eu fabricava e comercializava, junto com minha mãe e irmão, barras de chocolate, trufas e pães de mel, e em épocas especiais como páscoa, dia das mães, dia dos pais e namorados os modelos tradicionais de chocolate também constavam em minha tabela.
Aquele era um tipo de trabalho que me dava satisfação, gostava muito de fazer os chocolates e depois entregá-los em padarias e restaurantes para a venda.
Eu e meu irmão também gostávamos de visitar os comerciantes para a venda, de porta em porta. Como dito anteriormente, e para que você não formule uma imagem distorcida deste meu novo modelo de trabalho, nós faziamos esse serviço com muito profissionalizmo e sofisticação. Sempre que saíamos eu e meu irmão com cesta de chocolate e bolsa térmica em mãos, nós tratávamos de nos vestir muito bem e eu me preocupava até com uma maquiagem leve. Ao nos aproximarmos das pessoas, jamais usávamos termos do tipo "compre para me ajudar", não era este o próposito, até porque nunca passamos necessidades e não trabalhávamos com essa visão muito pelo contário, chegávamos as lojas com frases do tipo "chegou a felicidade", "chocolate faz bem a saúde e promove disposição". Foram dias muito bons. Mas não demorei a perceber que se eu quisesse enriquecer com a fábrica de chocolate, a qual chamava de Chocomania, teriamos de ter mais pessoas trabalhando conosco, ou seja empregados.
Por fim encerrei o negócio com os chocolates pois estava afim de me dedicar a uma profissão que sempre me despertou interesse e admiração, a Massoterapia.

Mais tarde, tive a oportunidade de tornar-me empresária, modelo de trabalho que ainda estou refletindo se para mim é melhor ou pior que os dois últimos casos.
Fiz um curso técnico de massoterapia e iniciei o meu trabalho como terapeuta.
Depois de certo tempo contratei outras massoterapeutas e montei uma estrutura de Spa Urbano.
Nosso foco era no tratamento humanizado e personalizado. Todos os nossos tratamentos eram feitos manualmente, ofereciamos massagens, fisioterapia e acupuntura. O cliente tinha a opção de fazer uma única sessão, pacotes ou Day Spa.
Estava feliz e me sentia realizada, afinal aquele era um sonho antigo de infância tornado realidade. Porém essa sensação de sonho não me permitiu, por muito tempo, notar que aquilo não era exatamente o nível mais alto de felicidade que poderia alcançar em minha vida. Não notava que esse sistema de trabalho me tornava escrava, talvez tanto quanto ou até mais que no modelo de empregada, não percebia que estava perdendo a liberdade.
Ter uma empresa é muito bom, mas com o tempo, as experiências e a maturidade, pude notar que aquele ainda não era o modelo feito sob medida para mim.
Ter empregados tem sim os seus pontos positivos, porém por outro lado uma bagagem de negatividades, quem é empresário certamente vai concordar comigo. Na posição de empresário você pode sair e viajar sem que a empresa precise parar, porém não se fica muito tranquilo e os empregados estão sempre ligando ou mandando e-mails para dúvidas banais, ficam doentes, desmotivados, irritados, pedem demissão e se tornam seus concorrentes... e uma série de outros problemas.
Durante minha vida como empresária tive a oportunidade de conhecer uma empresa de marketing multinivel me encantei por este modelo de trabalho, de cara pude notar que era um modelo muito adequado para o estilo de vida que desejo para mim. Porém na época ainda estava interessada em dar continuidade no Spa, hoje sei que ainda tinha muitas lições a aprender como empresária, e não dei a devida atenção ao MMN, porém a semente estava plantada.
No final de 2009, decidi fechar a empresa, já não suportava tanta pressão, eu tinha um Spa, mas estava cansada, estressada e triste. Trabalhava uma média de 12 horas todos os dias e não me sentia recompensada financeiramente por isso. Então, simplesmente dispensei meus funcionários e fechei as portas. Com isso instantaeamente minha qualidade de vida aumentou e muito, hoje me sinto mais tranquila e leve, foi como tirar 300kg das costas.
Atualmente atendo sozinha como massoterapeuta em uma sala locada em uma clínica médica. Mas este modelo também vai durar pouco é passageiro, será até no máximo dezembro/10, para dar lugar a o meu modelo de trabalho preferido.

A dois meses tomei contato com a XanGo, empresa que comercializa o suco de Mangostão, esta oportunidade veio no momento certo, momento de mudanças e evolução em minha vida. Já estou trabalhando nesse projeto, estou muito feliz por ter a maravilhosa oportunidade de trabalhar com o MMN que para mim é o modelo perfeito de trabalho.
Com o Marketing Multinivel, em especial o plano da XanGo, tem-se muito mais liberdade.
Ao recrutar um distribuidor para minha rede não tenho um empregado, mas recebo pelo trabalho dele, e o que é melhor, não preciso me preocupar com o salário dele, não preciso me preocupar com motivação, já que o negócio também é dele e se ele entender mesmo este modelo naturalmete estará muito motivado, animado e disposto para trabalhar. Este é um modelo de trabalho onde aquilo que se faz hoje continua surtindo efeitos para sempre. Ao patrocinar uma pessoa, caso esta tenha visão, ela se torna uma fonte de renda para você para sempre, e o mesmo ocorre com ela e com o distribuidor dela e assim sucessivamente.
Sem contar que neste negócio tem-se a possibilidade de se ter centenas ou milhares de distribuidores trabalhando a seu favor o que no caso de uma empresa geraria despesas enormes com impostos e custos trabalhistas, além de se tornar necessário uma megaestrutura para acolher tantas pessoas. Eu poderia escrever aqui dezenas de vantagens deste modelo, mas não o farei nesta postagem, na próxima.

Convido você a conhecer pessoalmente e se encantar com este modelo revolucionário!

Enfim, por hoje, me dou por satisfeita em minha esplanação que tinha o objetivo de comparar os diferentes modelos de trabalho.
Em uma postagem futura falarei exclusivamente de minha visão a respeito dos pontos positivos do MMN.

Visite: http://www.oportunidadexango.com.br/inscreverse

E também todas as segundas-feiras as 21h webconferência sobre a XanGo com o Chris Allmeida no:
http://www.chrisallmeida.com/palesta

MUITO OBRIGADA POR SUA PRESENÇA!

Volte sempre!!!


Abraços com Carinho,
Pâmi Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário