terça-feira, 30 de março de 2010

Use sua respiração a seu favor

Olá! 
Neste Post falarei como uma coisa aparentemente simples, a sua respiração, poderá ajudar e muito a tornar mais equilibrada suas emoções e humor.

A respiração sem dúvidas é uma de nossas funções orgânicas mais importantes.
Você poderia passar um ou até mais dias sem comer absolutamente nada, alguns dias também sem beber água, certamente não seriam dias muito tranquilos, mas após esses dias, você continuaria vivo. Mas com apenas alguns minutos sem respirar a maioria das pessoas morreria.
A respiração é a primeira coisa que fazemos neste mundo, nosso primeiro ato é inspirar o ar. E nossa última ação nesta vida é também a respiração, no momento final nós expiramos.
A respiração está presente em nossas vidas do ínicio ao fim e durante todo o percurso ela nos acompanha. Respirar é um ato involuntário, e é bom que seja assim, pois ao contrário poderíamos esquecer de respirar ao dormir e isso seria muito ruim.
Porém o que é voluntário, e que devemos aprender a controlar é o rítmo de nossa respiração, e é sobre isso que vou falar hoje.
Para cada estado de espírito nós temos um rítmo diferente de respiração.
Faça um breve exercício mental para verificar isso. Imagine-se em uma situação de risco, como por exemplo um momento antes de um quase acidente de carro, você é o carona e está observando tudo acontecer, observe como fica sua respiração ao imaginar que o seu carro está muito próximo de uma colisão com outro carro. Agora imagine-se em um momento muito gostoso, apaixonado, e pensando na pessoa amada. Lembrando de momentos a dois extremamente agradáveis ou imaginando situações onde estariam juntos vivendo esse romance.
Estou certa de que, se você fez o exercício proposto com um mínimo de dedicação, pode notar grandes diferenças entre uma respiração e outra.
Nisso consiste o controle de seu humor através do controle de sua respiração. 
É impossivel estar calmo e tranquilo com uma respiração agitada e superficial, assim como é impossivel ficar ansioso com uma respiração calma e profunda.
Existe um tipo de respiração para cada tipo de emoção. E é possivel mudar de emoção instantaneamente bastando mudar o rítimo de sua respiração.

Exercício:
- Reserve alguns minutos em um local calmo onde não será interrompido.
- Sente-se e vá imaginando várias situações diferentes e observe sua respiração.
- Vá notando as diferenças entre uma respiração e outra.

E então quando estiver em um estado de espírito desagradável em seu dia-dia basatará apenas mudar seu rítimo respiratório para elevar seus ânimos.

Abraços com carinho e até a próxima…

Pâmi Garcia

Mais sobre meu trabalho:
http://www.pamigarcia.com
Conheça a XanGo:
http://equipexango.com.br/?cod=11968982

Nenhum comentário:

Postar um comentário